
O filme que é dirigido por Fábio Barreto, 'Lula, o filho do Brasil' deve estrear ainda este ano. O cenário do filme passa no interior, mais precisamente em Garanhuns, Pernambuco.
A região é massacrada pela seca e a perspectiva de vida dos seus personagens se limita na permanência vivo até o dia seguinte.
Imaginamos que é difícil acreditar que foi desse local que Lula saiu e conseguiu chegar até a presidência do maior país da América Latina. É mais ou menos essa idéia que o cineastra Fábio Barreto pretende mostrar no filme.
“O Luiz Inácio Lula da Silva que fundou o PT e que se tornou presidente todo mundo conhece. O que as pessoas não conhecem, tanto no Brasil como fora, é onde esse homem nasceu, em que condições ele migrou para São Paulo, o que ele estudou, como ele viveu e virou operário, como ele virou um líder sindical”, explica.O filme é baseado no livro da historiadora Denise Paraná e pretende levar essa realidade para o cinema ainda este ano.
“Começamos a gravar esta semana em Pernambuco, finalizamos até Julho e fazemos a estréia em Setembro ou Outubro, no máximo”, revela o diretor.O filme vai narrar a história do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento até a morte de sua mãe - dona Lindu - neste tempo o presidente estava preso e teve a permissão de sair só para acompanhar o enterro.
“É um filme que vai de 1945, que é o nascimento dele, a 1980. Nós passamos por várias fases do Brasil. Fazer um filme que atravessa todas essas épocas com fidelidade custa muito caro. Por isso, é um filme que tem um orçamento alto para os padrões de um filme brasileiro. Comparar isso com um padrão orçamentário de um filme produzido em Hollywood não é absolutamente nada”, afirma Barreto.O filme vai custar aproximadamente 12 milhões.
Publicado em 1996, o livro sobre a vida de Lula foi escrito na época em que a historiadora era assessora do candidato, mas ele perdeu as eleições para Collor de Mello. Ela colheu depoimentos de Lula, amigos, irmãos e companheiros de luta sindical. Antes mesmo de escrever ela sabia que a história do presidente daria um belo roteiro para o cinema.
Um pouco da história do presidente e que deve ser mostrada no filme:
O filme "Lula, o filho do Brasil" narra a história da família Silva, que abandona o sofrimento do Nordeste e vai para São Paulo ao reencontro de Aristides, o chefe da família que está em Santos, trabalhando como estivador no Porto. Aristides já havia constituído uma outra família ao lado da nova mulher, dona Mocinha, com quem havia fugido do sertão de Pernambuco, deixando dona Lindu grávida, às vésperas do parto de seu sexto filho, Luiz Inácio.
Em Santos, a família Silva se deparou com precárias condições de vida. Lula, então com sete anos, e seus irmãos Vavá, Ziza (Frei Chico), Zilma, Marinete e Maria precocemente começam a trabalhar como ambulantes, engraxates e empregadas domésticas para ajudar no sustento da casa. Nesse contexto de vida, dona Lindu era a âncora que mantinha a família unida e íntegra. Sempre confiante no futuro, especialmente do filho caçula, Lula, único que teve a oportunidade de estudar.
Liderados pela força da mãe, a família Silva foi sobrevivendo. Vavá, Ziza, Frei Chico e Lula se tornaram operários qualificados, enquanto Jaime manteve sua atividade de estivador e as moças, Marinete, Maria e Sebastiana, se casaram.
De Santos, a família seguiu para o ABC Paulista, onde Lula passou a exercer a profissão de torneiro-mecânico na indústria automobilística.
É na cidade que Lula perde a primeira mulher, Lurdes, com oito meses de gravidez. Após a depressão, Lula se volta para a militância sindical e passa a exercer uma liderança dentro da classe operária. É quando passa a ser visto como uma força renovadora, que vai transformar os rumos políticos do País, provando que sua mãe, dona Lindu, não estava enganada quando dizia: "Este aqui vai ser gente. Vai ter uma profissão".

0 Comentários
Deixe seu comentário sobre o post aqui. Caso seja parceria clique aqui.
Com certeza não serão aprovados:
- Alguns comentários anônimos;
- Comentários ofensivos ou racistas;
- Sem relação nenhuma com o post ou blog.